Clientes Inadimplentes: Como lidar com eles?

Os clientes podem ser considerados um dos principais pilares de qualquer negócio que se mantenha pela oferta de algum tipo de produto. Adquirir e reter novos clientes é uma tarefa importante quando se pensa no faturamento da sua empresa. Até mesmo por isso é preciso estabelecer um relacionamento saudável com eles. Mas o que fazer e como lidar com clientes inadimplentes?

Um cliente pode ser considerado inadimplente perante uma empresa quando: deve dinheiro para uma empresa com quem firmou um negócio e quando há uma responsabilidade contratual que envolve pagamento, por exemplo, de prestação de serviços, locações, condomínio, empréstimo, etc. Em casos como esses é válido tentar uma negociação com aqueles que estão inadimplentes. Afinal, é melhor ter alguém pagando pelo seu serviço, mesmo que seja por um valor menor, do que ter um cliente a menos e, portanto, uma renda inferior para seu negócio.

Confira abaixo 5 dicas para lidar com esses clientes inadimplentes, caso tenham chegado até a sua base:

1. Mande lembretes aos clientes

Use de diversas ferramentas para encaminhar a cobrança das mensalidades aos clientes, tais como: SMS, E-mail, Telefone, Chat, entre outros.

Caso não haja um retorno através desses meios, realize as chamadas de cobranças. Nem todos se sentem confortáveis recebendo uma ligação de cobrança, porém elas são fundamentais e necessárias para lembrar os clientes de que eles precisam realizar o pagamento.

2. Aborde o cliente da forma correta

Por mais que a empresa deseje que os clientes realizem o pagamento imediatamente e de forma integral, é preciso que saber como abordá-los. Esteja sempre calmo e trate-os educadamente, pois a cobrança para alguns clientes pode ser desagradavel e a forma que você os aborda pode deixá-los mais tranquilos e confortáveis para até mesmo expor uma situação que esteja passando, evitando ainda um estresse excessivo.

Tente sempre saber o motivo do atraso. Pode ser por diversos fatores e você, estando por dentro da situação, pode tentar evitar que isso aconteça novamente.

3. Ofereça opções

Como acabamos de citar acima, vários motivos levam os clientes a entrarem em uma inadimplência. Em caso de problemas com fluxos financeiros, ofereça opções para ajudá-los:

  • Oferecer acordos e parcelamento de dívida;
  • Alterar a data de vencimento das mensalidades;
  • Fazer um downgrade no plano contratado;
  • Negociação de desconto por um período.

4. Interrompa o serviço

Se nenhuma dessas alternativas acima funcionar, interrompa o serviço prestado a ele. Mas antes, sempre mande um aviso de corte para que ele seja notificado previamente sobre a interrupção e esteja ciente que ela vai ocorrer caso não realize o pagamento. Assim, ele estará ciente que poderá ser prejudicado devido a inadimplência.

5. Procure os meios legais

Essa é a última medida. Deve ser tomada em último caso, apenas quando a empresa já tentou de tudo e não obteve retorno. Tenha sempre em mãos o contrato firmado com ambas as partes, e as inúmeras tentativas de negociação e cobrança.

Com essas 5 dicas, a sua empresa conseguirá lidar com os clientes inadimplentes, sempre mantendo um bom relacionamento e, ao mesmo tempo, ainda irá preservar o faturamento da sua empresa.

Deixe um comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Site Footer