A versatilidade dos cursos online e suas vantagens para carreiras

Ingressar no mercado de trabalho é um desejo de muitos. Mas são poucos que conseguem de fato não apenas se posicionarem no mercado, mas traçarem uma carreira de sucesso e mantê-la ascendente. São muitas as escolhas que transformam um profissional, desde a definição da área de atuação desejada, a seleção de uma instituição em que tenha interesse de ingressar e a procura por se qualificar sempre.

Nenhuma área ou setor é totalmente estático. O mercado está em constante mudança e sempre há algo novo a ser aprendido. A área de marketing, por exemplo, é uma das que passa por diversas renovações frequentemente, o que demanda dos profissionais dedicação. Tendo isso em mente, estudar é essencial para manter o nível de empregabilidade alto e conseguir acesso às melhores oportunidades profissionais que o mercado tem a oferecer.

Há pessoas que em meio a rotina corrida não têm tempo para se dedicar intensivamente aos estudos da academia e recorrem a um outro tipo de ensino: cursos online. Ao contrário dos cursos presenciais, a educação a distância permite que os alunos possam estudar de qualquer lugar sem que precisem ir a uma instituição. Os cursos podem ser pagos ou gratuitos e de diversas áreas e durações. Muitos deles também geram certificado, documento que agrega muito para o currículo dos profissionais.

Procura por cursos online

A quarentena decididamente mudou a realidade dos brasileiros em diversos aspectos. É fato que uma das áreas afetadas pelo isolamento social foi a educacional, visto que com a chegada da pandemia da Covid-19 as aulas presenciais foram suspensas e foi preciso certo tempo de adaptação para o sistema remoto. Mas em pouco tempo o EAD (ensino a distância) se tornou tendência não só no Brasil como também no mundo. 

Um estudo feito pela plataforma de cursos online Udemy indicou que após o início da pandemia o número de matrículas para cursos online cresceu mais de 400% em todo o mundo. Já no Brasil, o aumento registrado foi de 95%. Dentre os cursos mais procurados durante esse período da pandemia da Covid-19 pelos brasileiros estão: cursos de marketing no Instagram (aumento de 130%), edição de vídeos (aumento de 102%) e desenho (avanço de 84%).

O estudo também apontou grande aderência aos cursos online por parte das empresas, o equivalente a 80%. O índice mostra que as organizações estão cada vez mais abertas a implantar este tipo de modelo de ensino entre seus funcionários. Referência no segmento de tecnologia em Jundiaí, a empresa Satellitus Tecnologia há um ano incentiva seus colaboradores a realizarem cursos de especialização, a fim de que desenvolvam habilidades que os auxiliem no dia a dia.

Julia Monti, Design Creator na Satellitus Tecnologia, já fez dois cursos voltados a área de design e marketing. Ela explica que a atitude da empresa é uma forma de estimular os colaboradores a crescerem. “É uma forma de estarmos sempre evoluindo profissionalmente, aprendendo e aprimorando novas habilidades, além de nos adaptarmos a mudanças e tendências constantes da área que atuamos. Temos fácil acesso a cursos e formações completas em diversas ferramentas e assuntos de nosso interesse profissional e pessoal” explica Julia.

Benefícios de cursos online

É fato que cada vez mais pessoas estão aprendendo online. Os cursos online estão na preferência de quem quer aprender o que precisa, para aplicar e ganhar dinheiro e melhores chances de se dar bem no mercado de trabalho. Há diversos fatores aos quais se pode atribuir esse aumento. E um deles é que há uma série de vantagens de se fazer cursos online com relação a cursos presenciais. Mesmo que você nunca tenha feito um curso dessa maneira, estudar online pode ser melhor do que fazer um curso presencial pelos seguintes motivos:

  • Formatos mais dinâmicos

Um dos benefícios dos cursos online é a versatilidade e a elevada quantidade de conteúdo disponível aos alunos. Além de videoaulas, os estudantes podem aprender por meio de infográficos, textos complementares, jogos e outras formas interativas. Isso é ótimo, afinal quanto mais interatividade o aluno tiver com o conteúdo, melhores serão as chances dele absorver as informações e aprender efetivamente sobre o assunto. Dúvidas também podem ser tiradas com professores e especialistas ligados ao curso.

  • Flexibilidade nos Horários

Em ensinos presenciais é preciso que o aluno esteja presente na sala de aula todos os dias em horários definidos pela instituição de ensino. Ou seja, é um compromisso fixo e a pessoa tem que adaptar a própria rotina para atender as demandas do curso. Já na modalidade EAD os alunos possuem total flexibilidade. As aulas normalmente ficam disponíveis 24 horas na plataforma e os alunos podem assisti-las quando conseguirem.

  • Maior Economia

Sabe aquele gasto com transporte que geralmente pesa no final do mês? Pois é, com os cursos EAD você não possui mais esse tipo de preocupação. Um curso online pode ser feito de qualquer lugar, basta ter um computador ou celular e acesso à internet. Além disso, todos os materiais necessários ficam disponíveis de forma online, sem a necessidade de gastar com impressão. Outro ponto positivo é que os cursos disponíveis apresentam um valor menor quando comparado a um curso presencial da mesma área. Isso o torna mais atrativo para quem está com as finanças apertadas ou deseja economizar. 

  • Reconhecimento nas Empresas

Hoje, não é possível negar que os cursos de especialização online se tornaram tendência. Aos poucos os cursos foram ganhando espaço e notoriedade na sociedade. Não é à toa que os cursos EAD estão sendo reconhecidos por órgãos competentes e os diplomas/certificados e certificados estão sendo válidos como os presenciais. Investir em qualificação é quase uma obrigação para quem quer fazer a diferença nas empresas em que estejam trabalhando. Nesse sentido, empresas estão investindo na contratação de profissionais que possuem certificação em cursos online. Não há mais distinção. 

Deixe um comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Site Footer