Procurar
Procurar

Líderes inspiradores constroem equipes de alta performance e transformam empresas

Para se ter sucesso é preciso estabelecer objetivos, desenvolver planejamentos e seguir sempre uma relação de seriedade e credibilidade ante a concorrência e seus respectivos consumidores. Muito do êxito se deve, é claro, a uma equipe competente e aplicada em suas funções, mas para manter o funcionamento da equipe em equilíbrio e, por consequência, atingir o propósito desejado a presença que se mostra fundamental é a do líder. 

A posição de liderança é almejada pela maioria das pessoas, mas poucas são dotadas das qualidades essenciais a um bom líder. As características vão muito além da capacidade de tomar decisões em nome da empresa e delas depende não apenas o sucesso de um líder como a sua permanência no posto. Mas quem realmente é essa figura? E como desenvolver qualidades que levem à liderança?

O verdadeiro líder tem o poder de influenciar quem está ao seu redor para que todos, voluntariamente, estejam dispostos a lutar pelos objetivos da empresa. Em cada setor, seja ele de comunicação, atendimento, ou administrativo, há um líder responsável por garantir a gestão eficiente de seus colaboradores. Contudo, estar no papel de liderança vai muito mais além de ditar regras ou definir prazos. Para entender como ser um bom líder é preciso aprender a capacidade de desenvolver grandes habilidades em seus liderados, ou seja, estimular cada um no dia a dia de expediente. 

Liderar para Inspirar

Os líderes são os grandes responsáveis por carregar e repassar a cultura do empreendimento, afinal eles estão em constante relacionamento com os colaboradores. Trabalhar o desenvolvimento de líderes em empresas é fundamental para o crescimento saudável do negócio e para a formação de um ambiente propício ao aprimoramento profissional. Quando as pessoas enxergam oportunidades nos locais em que trabalham, elas se tornam mais leais à organização, produzem com mais eficiência e sentem vontade de permanecer.

Segundo levantamento da consultoria de recrutamento Michael Page com candidatos a vagas de emprego, de 10 profissionais que pedem demissão do emprego, ao menos 8 são por causa do chefe. Isso significa que quando um chefe não tem um desempenho satisfatório, os colaboradores não se sentem motivados no trabalho e, em diversos casos, chegam ao ponto de pedir demissão.

Dentre os principais motivos que levam os colaboradores a pedirem demissão estão:

  • Sentimento de que o chefe não é um líder/ uma inspiração para o dia a dia;
  • Falta de crescimento profissional;
  • Falta de feedback para desenvolvimento profissional

Head of Development na Satellitus Tecnologia, Jean Codogno, explica que muitas vezes a ausência de um líder bem treinado faz com que empresas percam espaço no mercado. “Muitas empresas estão perdendo talentos e, consequentemente, perdendo seu lugar no mercado. Nesse sentido, o que se vê hoje são empresas reformulando e treinando os seus líderes para que consigam enfrentar os desafios do mundo. Aquelas que não se adaptarem vão ficar para trás. Eu aprendi muito lendo o livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter. A obra conta quais são as características  de um bom líder e mostra a relação do amor e a liderança. Um bom líder é aquele que é servidor, que está disposto a ouvir e satisfazer as necessidades do seu time” pontua Codogno.

Jean Codogno (Head of Development) realiza reuniões diárias com os colaboradores e trabalha para que o ambiente de trabalho no time de Development seja harmonioso (Foto: Arquivo/Satellitus)

Há três anos na Satellitus Tecnologia, Codogno explica que a Gestão 3.0, voltada para o engajamento e valorização de pessoas e times, é constantemente difundida entre os líderes da Satellitus Tecnologia e se faz presente em meio ao convívio dos integrantes do Time de Development.

“A minha relação com o Time de Development é de companheirismo. Todos os membros têm total liberdade de expressarem as suas opiniões. Faço com todos uma 1:1 e uma reunião informal somente com o colaborador, no qual conversamos sobre o desenvolvimento deles e suas respectivas necessidades. A comunicação é importante entre os líderes e colaboradores, por isso faço uma reunião rápida todos os dias onde todos expõem o que estão fazendo e se há alguma dificuldade. Isso permite que todos saibam o que está sendo desenvolvido no setor”.

Jean Codogno

Dentre as competências que se espera de um líder em empresas está a capacidade de realmente integrar e capacitar o colaborador. Jean Codogno afirma que isso é constantemente trabalhado entre os líderes da Satellitus Tecnologia e que a empresa oferece condições para isso. “Hoje na Satellitus fornecemos uma ajuda de custo para os colaboradores terem acesso a plataforma Alura. Nessa plataforma, os colaboradores têm acesso a uma trilha de estudos, de forma que cada um pode ter um norte no que precisa para aumentar as suas competências”, destaca o Head of Development.

Benefícios de líderes em empresas

Você sabe o que está separando você de se tornar esse profissional líder que toma a frente das tarefas, é respeitado pelos colegas e ajuda a empresa a seguir em frente? É possível superar essas barreiras e ser avaliado sobre o conteúdo de suas ideias e as contribuições que você faz para a sua organização e, finalmente, entender como ser um líder. Além de ser um profissional competente no que faz, os líderes podem ser responsáveis por trazer inúmeros benefícios para as empresas. A prática não só leva a perfeição como também ao sucesso.  

Entusiasmo da Equipe

Não basta ter uma grande equipe em cada setor da empresa. É preciso que os integrantes de cada setor tenham sinergia e sejam direcionados a favor da empresa. A motivação de uma equipe inteira pode ser extinta por um chefe que não dê liberdade para que seus subordinados expressem suas ideias, pensamentos e projetos. 

Uma equipe desmotivada se torna menos colaborativa e comprometida com as metas da instituição, ou seja, não apenas a equipe em questão será menos produtiva como também a própria empresa, afinal o sucesso de uma organização depende do esforço individual.

Salário e benefícios são importantes para motivar um funcionário? Claro, afinal não existe almoço de graça. Entretanto, remuneração não é o suficiente para manter um cargo. A saída pode ser encontrada em uma boa liderança. Um bom líder é capaz de influenciar os demais e estimular até mesmo empregados insatisfeitos.

Retenção de Talentos 

Durante os treinamentos de liderança, os membros da equipe aprendem a potencializar o autoconhecimento de forma a aproveitar melhor suas habilidades inatas e desenvolver mais confiança para apresentar suas ideias.

Ao participarem da capacitação, os colaboradores ampliam a sensação de pertencimento e o comprometimento entre eles. Líderes motivados mantêm funcionários satisfeitos e inspirados, evitando assim a rotatividade de empregados.

Melhoria do Clima Organizacional

Garantir uma boa liderança melhora o clima organizacional, pois reduz conflitos internos e garante mais foco nas metas da empresa. Ter profissionais que se sintam livres para oferecer ideias, expor feedbacks com seus respectivos líderes é essencial para garantir a harmonia e o bom andamento no ambiente de trabalho. 

Profissionais que se sentem receosos para trocarem ideias com seus líderes não desenvolvem ou atingem o potencial que possuem. Além disso, a comunicação entre líderes e liderados se mantém firme e consistente o que contribui para um bom entrosamento.

Equipe em Harmonia

Com uma liderança correta, é possível manter uma equipe inteira engajada e em harmonia, gerando resultados máximos com extrema qualidade. 

Portanto, estimule a participação de todos os seus colaboradores. Uma forma muito eficaz é ouvir atentamente suas ideias e sugestões e colocar em prática a troca de ideias com foco nas metas que surgirem.

Um dos principais objetivos do desenvolvimento de liderança é aprimorar toda a equipe, aumentando a produtividade e elevando o comprometimento de cada membro.

Menu