Procurar
Procurar

AutEM e Consultoria Empresarial: união que traz prosperidade às empresas

Transformar modelos de negócios, destacar-se no nicho de mercado no qual é especializado e otimizar ainda mais a gestão interna de uma empresa são aspectos fundamentais para organizações, principalmente em tempos de concorrência mercadológica acirrada e de economia instável como o que se vive atualmente. Gerir uma empresa não é uma tarefa simples. Envolve muito planejamento e estratégias para construir e fortalecer a marca para ganhar espaço no mercado. Plano de negócios, estratégias de marketing, organização financeira, motivação de funcionários e gestão de pessoas vigoram entre os principais pontos que devem ser analisados.

Seja em pequena, média ou grande empresa, a chave para que organizações alcancem visibilidade de mercado, posicionamento com os concorrentes e melhorem a imagem perante os clientes está na consultoria empresarial. A consultoria empresarial é uma estratégia utilizada pelas empresas para garantir aumento da lucratividade, diminuir as despesas, atuar na gestão de pessoas e satisfazer as necessidades dos clientes.

Mais do que um amparo, a consultoria deve ser um meio de conexão da empresa com o mercado. No segmento de assistências, o tamanho sucesso de consultorias empresariais é fruto da união do trabalho de consultores especializados e de uma cultura organizacional pautada no acompanhamento do desenvolvimento da organização por parte dos empresários. O segredo para a harmonia desses dois lados está em conciliar a atividade da consultoria com relatórios de performance organizacional oferecidos pela ferramenta AutEM da Satellitus Tecnologia.

Investimento em Resultados 

Entendendo a carência de empresas por aconselhamento e direcionamento em suas gestões logísticas e financeiras e acompanhando o desenvolvimento das mesmas de forma desordenada, Gilberto Tropiano, 39 anos, fundou a Visione Consultoria, em 2016. Localizada em Niterói (RJ), a Visione Consultoria é voltada ao segmento de assistências 24h, oferece serviços de Assessoria & Consultoria em Gestão Empresarial, Comunicação, Advocacia & Contabilidade e hoje conta com uma equipe de 10 consultores especializados.

Sócio-diretor da Visione Consultoria, Tropiano pontua que o trabalho de um consultor busca trazer mais do que apenas soluções para os problemas das empresas e que os serviços voltados à gestão e a contabilidade são os mais procurados pelos clientes. “Nós consultores ajudamos empresas a resolverem alguns problemas importantes para que elas consigam atingir os resultados que tanto desejam. Geralmente o cliente que nos contrata tem sérios problemas operacionais e logísticos, o que faz com que ele tenha perdas significativas ou perdas de participação no mercado que ele atua, ou muitas vezes sofre com problemas financeiros e tributários. Para realizarmos os trabalhos precisamos ter cuidado com a forma que passamos a informação para que eles entendam o que será feito durante o trabalho da consultoria”, explica Tropiano.

Gilberto Tropiano, sócio-diretor da Visione Consultoria, vê no AutEM uma forma de facilitar ainda mais o gerenciamento e acompanhamento dos negócios pelos empresários (Foto: Arquivo/Satellitus Tecnologia)

Ao serem contratados por uma organização, os consultores da Visione realizam a primeira etapa do processo, chamado de Diagnóstico Organizacional, em que é colhido informações a respeito da empresa para que assim se saiba as necessidades da mesma e que tipo de ações devem ser elaboradas. Após esta primeira etapa, cabe aos consultores criarem um Cronograma de Atividades a serem desenvolvidas junto aos gestores e gerentes da empresa. 

Pode parecer simples e até mesmo fácil. Entretanto, o sócio-diretor da Visione explica que para uma consultoria render resultados às organizações é preciso que a etapa de Diagnóstico Organizacional seja realizada com sucesso e para isso uma ferramenta de gestão eficiente como o AutEM é de extrema importância em consultorias. 

“Ao iniciar os trabalhos, é preciso que o consultor faça uma leitura bem precisa do segmento em que a empresa está inserida, perfil do cliente que ele atende e precisa buscar, situação das finanças e gestão como um todo. Pelo menos 50% do sucesso de uma consultoria depende destas informações. Quando inicio um projeto e vejo que o cliente já utiliza a ferramenta AutEM consigo extrair essas informações com facilidade. A ferramenta fornece relatórios e por meio deles é possível realizar o mapeamento e análise de performance. Quando o cliente não possui o AutEM temos que trabalhar mais e perdemos mais tempo para conseguir as informações necessárias e compilá-las em excel. Pense que com o AutEM basta apenas dois ou três cliques para ter acesso total”.

Gilberto Tropiano

AutEM e Monitoramento

Se por um lado a contratação de serviços de um consultor especializado é essencial para a prosperidade de empreendimentos, por outro é importante que empresários e gestores tenham em mente que acompanhar o crescimento do negócio é primordial para manter os resultados obtidos pela consultoria. 

Segundo Tropiano, é indispensável que os responsáveis pela gestão da empresa adquiram o hábito de mensurar o desenvolvimento do negócio e, para isso, analisem relatórios e dados. “Ao longo das consultorias tento passar aos clientes a importância de criar a cultura de utilizar e verificar relatórios e periodicamente verificar se há algum desvio. Isso faz com que ele crie o hábito de sempre avaliar a empresa e o que está sendo feito. Informações sobre rendimento e gastos precisam ser conhecidas pelos empresários”, destaca o sócio-diretor da Visione. 

Equipe da Visione Consultoria em visita a sede da Satellitus Tecnologia (Foto: Arquivo/Satellitus Tecnologia)

E para que a cultura de análise de gerenciamento seja efetivo nas empresas a saída é uma só.

“Eu falo para os empresários que a primeira coisa a ser feita é adquirir o AutEM. Reúna equipes e explique que não há mais necessidade de lidar com impressões, papéis sobre as mesas e planilhas de Excel. O próprio AutEM fornece relatórios, dados e um painel logístico para acompanhar as atividades que estão sendo realizadas, o que está sendo gasto e a receita gerada. Hoje não há ferramenta no mercado que entregue tudo isso como o AutEM entrega para o segmento de assistências”. 

Gilberto Tropiano

Menu