Procurar
Procurar

Management 3.0: nova visão no formato de gestão empresarial

“A gestão é importante demais para ser deixada apenas para os gerentes.”

A citação acima é de Jurgen Appelo. Ele é um gerente, escritor e palestrante que estava analisando o motivo de muitas empresas falharam no gerenciamento de equipes ao repetir os mesmos padrões de sempre. O mesmo criou um conceito que começou a chamar de Management 3.0.

Você já ouviu falar nesta nova forma de gestão? Um dos objetivos da Gestão 3.0 é engajar colaboradores e assim alavancar o crescimento do negócio. Todos na empresa estão comprometidos com um objetivo comum: entregar produtos com rapidez, eficiência e agilidade. Isso também reduz a rotatividade de pessoas e melhora a satisfação.

Para explicar sua visão de Management 3.0 (ou gestão 3.0), Appelo contextualiza a forma de gestão de pessoas das seguintes formas:

Management 1.0: Orientada a comandos, a tomada de decisão e a criação possuem baixo grau de liberdade. O poder está nas mãos de poucas pessoas e a estrutura de tomada de decisões é de cima para baixo.

Management 2.0: Um estilo que busca melhorar a gestão e desenvolver algumas técnicas de gestão novas e mais eficazes. Mesmo assim, a estrutura de tomada de decisão ainda é muito vertical.

Management 3.0: Busca valorizar pessoas e equipes. O foco é criar um ambiente onde todos sejam responsáveis pelo sucesso do negócio e a equipe decida como realizar as tarefas, eliminando a verticalidade do sistema de gestão. O sucesso com a gestão consiste em 6 visões: Energizar pessoas, empoderar pessoas, alinhar restrições, desenvolver competências, aumentar as estruturas, melhorar tudo.

Dentre os exemplos mais famosos do uso de uma estratégia de Gestão 3.0, está o Google, que disponibiliza 20% do horário para que as pessoas desenvolvam projetos que acham pertinentes para melhorias nos seus setores ou na empresa. Na Pixar, sempre após um novo filme ser lançado, é feita uma apresentação sobre o que deu certo e o que deu errado neste projeto.

A Satellitus Tecnologia, buscando modernizar sua gestão, adotou este método de gerenciamento. Conseguimos crescer com colaboradores animados, engajados com o propósito de fazer a empresa crescer organicamente. Assim, podemos dizer que esta metodologia torna o gerenciamento leve deixando todos os envolvidos encarregados em fazer a engrenagem girar, o barquinho remar e ser resiliente no desempenho. Você tem interesse em participar deste projeto junto conosco? Venha energizar o nosso time também.

Menu